Leitura – Vocação Para o Mal – Robert Galbraith

career-of-evil

Sou fã dos livros do Robert (ou pseudônimo da J K Rowling). Primeiro porque são livros policiais com “whodunnit?” (e acho que ficou claro que aprecio este tipo de leitura, principalmente porque amo Agatha Christie). Segundo porque o detetive Cormoran Strike é um personagem muito bom. Terceiro porque adoro o estilo da escrita. Assim sendo, após ter lido O Chamado do Cuco e O Bicho-da-Seda, tinha que ler Vocação para o Mal. Os critérios para avaliação são: 1 – personagens; 2 – enredo; 3 – grau de comprometimento com a leitura e 4 – indicação geral.

Personagens:

Os livros do Robert são com o detetive Cormoran Strike, que é um ex-militar britânico cuja carreira no exercício se encerrou quando ele sofreu atentado e perdeu parte de uma perna. Ele se tornou famoso ao resolver dois casos (os dos livros anteriores não vou estragar) e é acompanhado por sua secretária, Robin Ellacot. A interação entre os dois é um dos pontos alto dos livros.

Cormoran é mais prático e tem grandes vislumbres sobre os crimes que investiga. Já Robin tem grandes sacadas, mas é um pouco menos objetiva que Cormoran. De certa forma, eles se complementam.

A narração dos três livros é em primeira pessoa, com o Cormoran ou a Robin. Muitas vezes o ponto de vista muda dentro do capítulo, o que é um estilo interessante e que traz agilidade à trama.

Enredo:

Neste livro, alguém envia uma perna para Robin no escritório, e assim, ela e o detetive não tem outra opção senão descobrir quem. A trama é bem ágil e os mistérios são interessantes de ser descobertos.

Como uma subtrama temos o casamento eminente de Robin com Matthew e as implicações deste casamento no futuro dos personagens e seus relacionamentos.

Grau de Comprometimento:

Adorei vários detalhes do livro, como as letras das músicas do Blue Oyster Club, mas demorei um pouquinho a lê-lo pela falta de tempo. Isto não significa que o livro não seja cativante, porque é. Além disso, termina de uma forma meio abrupta, deixando-nos ansiosos pelo próximo livro.

Indicação Geral:

Novamente recomendo para quem gosta de suspense policial. Também recomendo para quem gosta de desvendar mistérios e para quem gosta de tramas interessantes. 4,5 de cinco corujas!

boa quinta!

leila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *